A obra tem 319 páginas e é dividida em 10 capítulos. Logo na introdução, o livro já desperta nossa atenção. O autor parte de exemplos reais, depoimentos e estudos, para demonstrar erros comuns que podem induzir a diagnósticos equivocados. Médicos sofrem inúmeras influências em sua profissão. Seus princípios, os sentimentos e angústias dos pacientes e a pressão da indústria farmacêutica freqüentemente acabam por conduzi-los a diferentes hipóteses e condutas, que podem não ser as mais adequadas.
É fácil envolver-se com as histórias narradas e inevitável pensar "nessa situação, talvez eu também cometesse esse erro". Uma ótima oportunidade para analisar e aprender a partir de casos interessantes.
O autor também dá dicas simples e úteis para que pacientes e médicos tentem afastar os equívocos em busca de um diagnóstico mais adequado.
Outro ponto de destaque é o fato de o autor ter definido como público-alvo, não apenas os profissionais da saúde, mas também os leigos. O livro, portanto, consegue agradar a todos.
A leitura é ideal para médicos que querem se tornar profissionais melhores e para pacientes que procuram entender e ajudar seus médicos nos diagnósticos.
O Letra de Médico sorteará dois exemplares de Como os Médicos Pensam, no dia 23 de janeiro de 2009. Para concorrer, basta deixar seu comentário abaixo. Mas atenção: cada pessoa só poderá fazer um comentário. Quem postar mais de um, será excluído do sorteio. Os ganhadores serão divulgados aqui no blog e o contato será feito por e-mail, portanto, preencha seu comentário com um e-mail válido.
Atualização (23/01/2009): O sorteiro será realizado hoje à noite. Comentários serão aceitos até as 18 horas.